Historia:
Dr. Oscar
Troplowitz tinha adquirido a Beiersdorf em Hamburgo, Alemanha, do seu fundador
Paul C. Beiersdorf em 1890. Até NIVEA Creme ser inventado, Troplowitz
desenvolveu e produziu com sucesso as primeiras fitas adesivas. Paul Gerson Unna, foi a
pessoa que chamou a atenção do Dr. Troplowitz para a invenção do Eucerit que é
o componente base para fazer a Nivea Creme , O creme cosmético NIVEA Creme
surgiu em Dezembro de 1911. De acordo com o costume de
dar nomes Latinos a produtos farmacêuticos, o Dr. Troplowitz chamou ao seu
creme branco como a neve “NIVEA”, derivado do Latino “niveus”, que significa branco.
Hoje em dia
a marca
Nivea é composta por desodorizantes, shampoo, protectores solares e sabonetes.
Oscar Troplowitz
Paul
Gerson Unna
Evolução do logótipo:
Logo depois
da invenção da NIVEA Creme era vendido numa lata amarela foi
apresentado em uma caixa amarela, redonda e metálica, decorada com flores com estilo
Art nouveau, caracterizada por formas
ornamentadas e elementos da natureza e uma
tipografia arredondada.
A lata de NIVEA então amarela somente passou por uma
modificação radical em 1925, O design da lata foi a mudança mais radical. A
delicada escrita ligeira e a extremidade original em um fundo amarelo foram
substituídas por uma lata azul com NIVEA CREME em letras maiúsculas brancas com serif e uma circunferência
branca sobre a tampa que se permaneceu até 1959.
Em 1928 foi acrescentado á lata a palavra ZUR
Hautpflege - Para pele com , a mesma tipografia da palavra NIVEA , colocaram
estas palavras porque nos Estados Unidos algumas pessoas confundiam as latas
azuis com as latas para enganchar os sapatos. ZUR HAUTPFLEGE continuou na caixa
até 1949.
Em 1931 o número alargado de utilizações para
NIVEA Creme foi clarificada adicionando as palavras “para casa e desporto” na
caixa. Isto tornou NIVEA o produto ideal para todas as atividades familiares. A
tipografia tornou-se mais grossa.
Em 1949 a frase para casa e desporto foi retirada e colocaram uma tipografia
diferente sem serif que perdura até
hoje.
Em 1959 quando a palavra “creme” ganhou uma tipografia
de letra mais arredondada, que ainda se mantém hoje em dia. A última versão deste
ícone foi introduzida em 2007 que continua a ser a mesma até á atualidade .
Em 1970 o azul tornou-se mais claro e o circulo branco
foi retirado.
Em 2007 foi a ultima transformação de o logótipo da Nivea sofreu , em que o azul tornou-se mais escuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário