quinta-feira, 19 de junho de 2014

Evolução do logótipo da Nivea



Historia:

Dr. Oscar Troplowitz tinha adquirido a Beiersdorf em Hamburgo, Alemanha, do seu fundador Paul C. Beiersdorf em 1890. Até NIVEA Creme ser inventado, Troplowitz desenvolveu e produziu com sucesso as primeiras fitas adesivas. Paul Gerson Unna, foi a pessoa que chamou a atenção do Dr. Troplowitz para a invenção do Eucerit que é o componente base para fazer a Nivea Creme , O creme cosmético NIVEA Creme surgiu  em  Dezembro de 1911. De acordo com o costume de dar nomes Latinos a produtos farmacêuticos, o Dr. Troplowitz chamou ao seu creme branco como a neve “NIVEA”, derivado do Latino “niveus”, que significa branco.

Hoje em dia a marca Nivea é composta por desodorizantes, shampoo, protectores solares e sabonetes.




Oscar Troplowitz



















 Paul Gerson Unna




Evolução do logótipo:



Logo depois da invenção da NIVEA Creme era vendido numa lata amarela foi apresentado em uma caixa amarela, redonda e metálica, decorada com flores com estilo Art nouveau, caracterizada por formas ornamentadas e elementos da natureza e uma tipografia arredondada.








A lata de NIVEA então amarela somente passou por uma modificação radical em 1925, O design da lata foi a mudança mais radical. A delicada escrita ligeira e a extremidade original em um fundo amarelo foram substituídas por uma lata azul com NIVEA CREME em letras maiúsculas brancas  com serif e uma circunferência branca sobre a tampa que se permaneceu até 1959.









Em 1928 foi acrescentado á lata a palavra ZUR Hautpflege - Para pele com , a mesma tipografia da palavra NIVEA , colocaram estas palavras porque nos Estados Unidos algumas pessoas confundiam as latas azuis com as latas para enganchar os sapatos. ZUR HAUTPFLEGE continuou na caixa até 1949.  








Em 1931 o número alargado de utilizações para NIVEA Creme foi clarificada adicionando as palavras “para casa e desporto” na caixa. Isto tornou NIVEA o produto ideal para todas as atividades familiares. A tipografia tornou-se mais grossa. 







Em 1949 a frase para casa e desporto foi retirada e colocaram uma tipografia diferente  sem serif que perdura até hoje.







Em 1959 quando a palavra “creme” ganhou uma tipografia de letra mais arredondada, que ainda se mantém hoje em dia. A última versão deste ícone foi introduzida em 2007 que continua a ser a mesma até á atualidade . 






Em 1970 o azul tornou-se mais claro e o circulo branco foi retirado.








Em 2007 foi a ultima transformação de o logótipo da Nivea sofreu , em que o azul tornou-se mais escuro. 

















Sem comentários:

Enviar um comentário